Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_options' is marked as crashed and should be repaired in /var/www/html/igrejanossasenhoradobrasil.com.br/web/site/wp-includes/wp-db.php on line 1924
Igreja Nossa Senhora do Brasil – 5º Encontro – ORAÇÃO – As expressões da oração

5º Encontro – ORAÇÃO – As expressões da oração

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 5º Encontro – ORAÇÃO – As expressões da oração

5º Encontro – ORAÇÃO – As expressões da oração

5º Encontro – As expressões da oração

 

Debaixo deste título, queremos estudar um pouco mais sobre as formas e os métodos de oração. Antes, porém, uma palavra sobre os lugares favoráveis à oração.

A Igreja, casa de Deus, é o lugar próprio para a oração litúrgica da comunidade cristã. É também o lugar privilegiado da adoração da presença real de Cristo e do Santíssimo Sacramento.

Quando se trata da oração pessoal, cada um pode procurar o seu recanto. Já na oração em família, deve-se criar um ambiente que favoreça a oração, como um pequeno oratório.

 

  • A oração vocal

A comunicação se dá através de palavras e gestos convencionais e adequados, para que se possa estabelecer um diálogo. Em nosso relacionamento com Deus, igualmente necessitamos de uma linguagem que estabeleça a comunicação. É o que se chama oração formal ou vocal.

O próprio Jesus ensinou aos apóstolos uma oração vocal, o Pai Nosso. Uma oração usada em diversas circunstâncias, pois todos a sabem de cor.  Mas, ao mesmo tempo, ela pode se tornar a oração da interioridade, quando se pensa em cada palavra que está sendo pronunciada e nos pedidos que estão sendo formulados. Pode, por isso mesmo, tornar-se uma oração contemplativa.

 

  • A oração meditada

É a oração que se faz, normalmente, utilizando-se de um livro ou um texto redigido. Existem muitos: a Sagrada Escritura, os textos litúrgicos de cada dia, as obras de espiritualidade, entre outros.

O ideal da oração meditada é fazer um confronto daquilo que se lê com a nossa vida e com a realidade em que nós vivemos. E fazer sempre a pergunta: “Senhor, que queres que eu faça? ”.

O objetivo da oração meditada é sempre aprofundar as convicções da fé; suscitar a conversão do coração e fortificar a vontade de seguir a Cristo.

 

  • A oração mental

A oração mental é a oração que fazemos quando nos encontramos a sós com o Senhor.  

O Catecismo fala a respeito da oração mental que “não fazemos oração quando temos tempo, mas devemos reservar um tempo para sermos do Senhor, com a firme determinação de não o interrompermos sob nenhuma hipótese”.

 

  • A oração da escuta

É a oração que fazemos enquanto estamos escutando o anúncio da Palavra de Deus. Esta escuta da Palavra não deveria ser passiva, mas ativa, na medida em que, ao escutá-la, já estaríamos dispostos a cumprir o que ela nos pede e nos colocaríamos em atitude de quem está pronto a aderir.

Naturalmente, esta é a oração que se dá no verdadeiro silêncio. Ela é autêntica, na medida em que nos leva a participar da celebração da Eucaristia e nos faz assumir o Espírito, que nos impulsiona à vivência da caridade fraterna. Ela é um passo no processo de nossa conversão contínua e continuada.

 

Para responder em grupo:

  1. O que se entende por oração vocal? Dê alguns exemplos.
  2. Como é que se faz a oração meditada?
  3. E a oração mental, como é que se faz?
  4. Para que serve a oração da escuta?
Últimos Artigos

Faça um comentário