Igreja Nossa Senhora do Brasil – 7º Encontro – ORAÇÃO – Jesus ensina o Pai Nosso

7º Encontro – ORAÇÃO – Jesus ensina o Pai Nosso

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 7º Encontro – ORAÇÃO – Jesus ensina o Pai Nosso

7º Encontro – ORAÇÃO – Jesus ensina o Pai Nosso

7º Encontro – Jesus ensina o Pai Nosso

Foi a partir de um pedido dos discípulos, que Jesus ensinou a oração do Pai Nosso. Trata-se de uma oração bíblica, que no evangelho de Mateus aparece com sete pedidos e no evangelho de Lucas com cinco pedidos. E desde os primeiros séculos foi incluída na celebração eucarística.

• Ao Padres da Igreja

Os grandes Padres da Igreja fazem as melhores referências ao Pai Nosso, que normalmente é apresentado como a “Oração do Senhor”. Dizem: que “é o resumo de todo o Evangelho” (Tertuliano); que “tudo o que está nas outras orações da Bíblia, está incluído na Oração do Senhor” (Santo Agostinho); que “é a mais perfeita das orações, porque não só nos ensina a pedir, mas ordena também todos os nossos afetos” (Santo Tomás).

• O Pai Nosso é a oração da Igreja

Desde os tempos da Igreja primitiva, a oração do Pai Nosso está presente em todas as grandes celebrações da comunidade cristã.

Na celebração dos sacramentos da Iniciação Cristã, a oração do Pai Nosso sempre está presente, testemunhando claramente o seu caráter eclesial. É a oração oficial da Igreja, exatamente por ser oração do povo, em que se reza sempre no plural e se pede a Deus por uma comunidade de fiéis, todos irmãos e filhos do mesmo Pai que está nos céus.

Assim, no Batismo e na Confirmação, a entrega da oração do Senhor significa o novo nascimento para a vida divina.

Na Liturgia Eucarística, o Pai Nosso aparece como a oração de toda a Igreja, que, de um lado, recapitula as preces da Oração Eucarística e, de outro lado, abre o rito da comunhão.

• O risco do Pai Nosso

Como toda a oração vocal, que nós sabemos de cor e que nós pronunciamos frequentemente, sem o uso de um texto escrito, o Pai Nosso corre o risco de se tornar uma sequência de frases que nós pronunciamos, sem pensar no sentido das palavras e, por vezes, com tanta distração que, ao final, seríamos capazes de não saber se a pronunciamos inteira ou só em parte.

Quando isso acontece é hora de parar e tentar recuperar o sentido mais profundo da oração, é preciso dissecá-la, dividi-la em partes e refletir acuradamente sobre cada uma delas.

No Pai Nosso podemos destacar uma introdução de louvor ao Pai que é nosso e que está no céu. Depois vem uma sequência de sete pedidos, na ordem de prioridade:

• 1º. que o seu Nome seja santificado,
  • 2º. que venha o Seu Reino,
  • 3º. que seja feita a Vontade de Deus,
  • 4º. que tenhamos o pão a cada dia,
  • 5º. o perdão dos pecados,
  • 6º. que não nos deixe cair em tentação,
  • 7º. que fiquemos livres de todo o mal.

Para responder em grupo:

1. Qual a diferença entre o Pai Nosso de Lucas e o de Mateus?
  2. O que diziam os Padres da Igreja primitiva sobre o Pai Nosso?
  3. Por que podemos dizer que o Pai Nosso é a oração da Igreja?
  4. Como é que nós superamos o risco de que o Pai Nosso se torne uma decoreba?