Igreja Nossa Senhora do Brasil – 6º Encontro – Creio na Igreja

6º Encontro – Creio na Igreja

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 6º Encontro – Creio na Igreja

6º Encontro – Creio na Igreja

O Catecismo da Igreja Católica designa a palavra Igreja como a assembleia litúrgica ou a comunidade local ou ainda a comunidade universal dos seguidores de Jesus Cristo. Igreja é o povo que Deus reúne no mundo inteiro. Está presente nas comunidades locais e se realiza na assembleia litúrgica, sobretudo na Missa. A Igreja vive da Palavra de Deus e do Corpo de Cristo. Assim, ela mesma se torna o Corpo Místico de Cristo.

• Os símbolos da Igreja

Na Sagrada Escritura, encontramos muitas imagens e figuras interligadas, pelas quais a revelação fala do mistério inesgotável da Igreja. A imagem de “povo de Deus” tirada do Antigo Testamento, passa a ter um novo centro em Cristo, como “Cabeça” deste povo, que é então o seu Corpo, a Igreja. Em torno deste centro temos uma série de imagens. Assim, a Igreja é:

• Rebanho – em que Cristo é o pastor das ovelhas ou a porta por onde se chega às verdadeiras pastagens.

• Lavoura ou vinha – em que o Pai é o agricultor e Cristo mesmo se apresenta como a Vinha, cujos ramos perfeitamente enxertados podem produzir frutos.

• Construção de Deus – da qual Cristo é a pedra angular e nós as pedras vivas edificadas nesta terra.

• Origem e fundação da Igreja

Jesus iniciou a sua Igreja pregando a chegada do Reino de Deus, prometido no Antigo Testamento. A origem está no pequeno rebanho que Jesus veio convocar em torno de si. Esse pequeno grupo, formado pelos primeiros anunciadores e testemunhas do ressuscitado, a partir de Pentecostes começa a manifestar-se ao mundo. O grupo organizado por Jesus já tinha sua estrutura central: Pedro, a seguir os onze apóstolos, entre eles o escolhido Matias e depois os demais discípulos.

• A Igreja é Sacramento

Por sacramento se entende um sinal visível que produz a graça invisível de Deus. Ora, exatamente isto é o que se encontra na Igreja: um povo perfeitamente visível que tem como missão anunciar o Cristo invisível, mas presente e atuante, pela fé.

A Igreja é sempre, e ao mesmo tempo:

• Humana e divina – é humana porque formada por homens, santos e pecadores; é divina porque foi fundada por Jesus Cristo e é santificada pelo Espírito Santo, que a governa e orienta.

• Uma sociedade organizada e Corpo Místico de Cristo – é uma sociedade organizada porque tem uma estrutura hierárquica em que cada grau tem uma missão específica: Papa, Bispos, sacerdotes, religiosos e fiéis leigos; e a união de todos forma o Corpo Místico.

• Uma assembleia visível e uma comunidade espiritual – a Igreja é formada pelo povo de Deus, uma realidade visível e atuante na história. Ao mesmo tempo ela é uma comunidade espiritual, porque o Espírito Santo está presente e atuante em todo batizado.

• Uma Igreja terrestre, mas enriquecida de bens celestes – é uma realidade histórica, que vive neste mundo, mas sabe que é peregrina e que caminha em direção à outra vida.
  • Igreja – sinal de salvação

O primeiro grande objetivo da Igreja é ser o sinal da união íntima dos homens com Deus. Cabe à Igreja construir essa unidade de homens de todas as nações, raças, línguas e povos com Deus. A Igreja é no mundo presente o sacramento da salvação, o sinal e o instrumento desta Comunhão.

• Igreja – povo de Deus

Afirmar que a “Igreja é povo de Deus”, é dizer que ela tem características próprias que a diferencia de outros agrupamentos da história.

1. É povo de Deus – porque Deus adquiriu para si este povo, graças ao mesmo batismo.
  2. Torna-se membro pelo batismo – só se começa a pertencer a esse povo pela fé e pelo batismo.
  3. A cabeça deste povo é Cristo – Jesus Cristo é o chefe deste povo ungido pelo Espírito Santo.
  4. Residência do Espírito Santo – o Espírito Santo reside em cada membro desse povo.
  5. Tem como lei o mandamento do amor – é o novo mandamento deixado por Cristo.
  6. Tem uma missão – ser germe de unidade e esperança de salvação.
  7. Tem como meta o Reino de Deus – esse Reino foi iniciado por Deus e cabe ao povo estendê-lo mais e mais até o fim dos tempos, quando será consumado por Deus.

Para responder em grupo:

1. O que significa a palavra “Igreja”?
  2. Quais os principais símbolos da Igreja que aparecem no Novo Testamento?
  3. Como começou a Igreja, e o que fez Jesus nesse sentido?
  4. O que se entende com a expressão “Igreja é Sacramento”, e quais as características desse sacramento?
  5. Construir a unidade do gênero humano é missão da Igreja. Por quê?