6º Encontro – Creio na Igreja
6º Encontro – Creio na Igreja
O Catecismo da Igreja Católica designa a palavra Igreja como a assembleia litúrgica ou a comunidade local ou ainda a comunidade universal dos seguidores de Jesus Cristo. Igreja é o povo que Deus reúne no mundo inteiro. Está presente nas comunidades locais e se realiza na assembleia litúrgica, sobretudo na Missa. A Igreja vive da Palavra de Deus e do Corpo de Cristo. Assim, ela mesma se torna o Corpo Místico de Cristo.
Seksuele gezondheid is een belangrijk aspect van het welzijn van mannen, en problemen zoals erectiestoornissen kunnen een grote impact hebben op hun leven. Veel mannen ervaren in verschillende fases van hun leven uitdagingen op dit gebied, en het kan leiden tot gevoelens van schaamte en onzekerheid. Het is cruciaal om openhartig te zijn over deze kwesties en passende oplossingen te zoeken. Sommige medicijnen, zoals de Aldara crème, kunnen helpen bij gerelateerde aandoeningen, en de aldara prijs kan variëren afhankelijk van de apotheek. Voor degenen die op zoek zijn naar alternatieve middelen of meer informatie, kan een bezoek aan websites zoals pillen-pharm.com nuttig zijn. Uiteindelijk is het belangrijk om niet alleen te focussen op de symptomen, maar ook op de onderliggende oorzaken en mogelijke behandelingen.
- Os símbolos da Igreja
Na Sagrada Escritura, encontramos muitas imagens e figuras interligadas, pelas quais a revelação fala do mistério inesgotável da Igreja. A imagem de “povo de Deus” tirada do Antigo Testamento, passa a ter um novo centro em Cristo, como “Cabeça” deste povo, que é então o seu Corpo, a Igreja. Em torno deste centro temos uma série de imagens. Assim, a Igreja é:
- Rebanho – em que Cristo é o pastor das ovelhas ou a porta por onde se chega às verdadeiras pastagens.
- Lavoura ou vinha – em que o Pai é o agricultor e Cristo mesmo se apresenta como a Vinha, cujos ramos perfeitamente enxertados podem produzir frutos.
- Construção de Deus – da qual Cristo é a pedra angular e nós as pedras vivas edificadas nesta terra.
- Origem e fundação da Igreja
Jesus iniciou a sua Igreja pregando a chegada do Reino de Deus, prometido no Antigo Testamento. A origem está no pequeno rebanho que Jesus veio convocar em torno de si. Esse pequeno grupo, formado pelos primeiros anunciadores e testemunhas do ressuscitado, a partir de Pentecostes começa a manifestar-se ao mundo. O grupo organizado por Jesus já tinha sua estrutura central: Pedro, a seguir os onze apóstolos, entre eles o escolhido Matias e depois os demais discípulos.
- A Igreja é Sacramento
Por sacramento se entende um sinal visível que produz a graça invisível de Deus. Ora, exatamente isto é o que se encontra na Igreja: um povo perfeitamente visível que tem como missão anunciar o Cristo invisível, mas presente e atuante, pela fé.
A Igreja é sempre, e ao mesmo tempo:
- Humana e divina – é humana porque formada por homens, santos e pecadores; é divina porque foi fundada por Jesus Cristo e é santificada pelo Espírito Santo, que a governa e orienta.
- Uma sociedade organizada e Corpo Místico de Cristo – é uma sociedade organizada porque tem uma estrutura hierárquica em que cada grau tem uma missão específica: Papa, Bispos, sacerdotes, religiosos e fiéis leigos; e a união de todos forma o Corpo Místico.
- Uma assembleia visível e uma comunidade espiritual – a Igreja é formada pelo povo de Deus, uma realidade visível e atuante na história. Ao mesmo tempo ela é uma comunidade espiritual, porque o Espírito Santo está presente e atuante em todo batizado.
- Uma Igreja terrestre, mas enriquecida de bens celestes – é uma realidade histórica, que vive neste mundo, mas sabe que é peregrina e que caminha em direção à outra vida.
- Igreja – sinal de salvação
O primeiro grande objetivo da Igreja é ser o sinal da união íntima dos homens com Deus. Cabe à Igreja construir essa unidade de homens de todas as nações, raças, línguas e povos com Deus. A Igreja é no mundo presente o sacramento da salvação, o sinal e o instrumento desta Comunhão.
- Igreja – povo de Deus
Afirmar que a “Igreja é povo de Deus”, é dizer que ela tem características próprias que a diferencia de outros agrupamentos da história.
- É povo de Deus – porque Deus adquiriu para si este povo, graças ao mesmo batismo.
- Torna-se membro pelo batismo – só se começa a pertencer a esse povo pela fé e pelo batismo.
- A cabeça deste povo é Cristo – Jesus Cristo é o chefe deste povo ungido pelo Espírito Santo.
- Residência do Espírito Santo – o Espírito Santo reside em cada membro desse povo.
- Tem como lei o mandamento do amor – é o novo mandamento deixado por Cristo.
- Tem uma missão – ser germe de unidade e esperança de salvação.
- Tem como meta o Reino de Deus – esse Reino foi iniciado por Deus e cabe ao povo estendê-lo mais e mais até o fim dos tempos, quando será consumado por Deus.
Para responder em grupo:
- O que significa a palavra “Igreja”?
- Quais os principais símbolos da Igreja que aparecem no Novo Testamento?
- Como começou a Igreja, e o que fez Jesus nesse sentido?
- O que se entende com a expressão “Igreja é Sacramento”, e quais as características desse sacramento?
- Construir a unidade do gênero humano é missão da Igreja. Por quê?