Igreja Nossa Senhora do Brasil – Participação e colaboração dos fiéis na Liturgia – 2ª parte

Participação e colaboração dos fiéis na Liturgia – 2ª parte

Home / Evangelização / Participação e colaboração dos fiéis na Liturgia – 2ª parte

Participação e colaboração dos fiéis na Liturgia – 2ª parte

2º- Já há muito tempo, não é obrigação exclusiva dos padres formar o povo cristão na vida de fé e guiá-lo a uma vida de caridade. Muitos leigos têm sido convidados a colaborar na obra, entusiasmante mas difícil, de edificar a comunidade eclesial, a Igreja. Tal obra encontra seu momento privilegiado nas celebrações litúrgicas, sem exaurir toda a atividade da Igreja.

Este momento é privilegiado, porque, em tais celebrações, é evidente para os fiéis que o Senhor Jesus está presente para lhes falar e comunicar-lhes a sua salvação. Ele é insubstituível, dado que as outras atividades, educativas, culturais, assistenciais, têm correspondentes na sociedade civil, ao passo que a liturgia cristã é a identidade própria da Igreja, expressão da comunhão com Deus, em Cristo e com o próximo.

Portanto, sem pretensão de superioridade, quer-se ressaltar que quem colabora com os padres (que são pastores da comunidade e presidentes das assembleias litúrgicas para fazê-las funcionar) ajuda a edificar a vida de fé, de oração e de caridade da comunidade eclesial, a Igreja.

A ação da pastoral litúrgica, com a qual colaboram os fiéis, edifica a comunidade cristã a partir de dentro.