Igreja Nossa Senhora do Brasil – A assembléia litúrgica, lugar eclesial da relação entre os fiéis e dos serviços recíprocos – 4° Parte

Home / Evangelização / A assembléia litúrgica, lugar eclesial da relação entre os fiéis e dos serviços recíprocos – 4° Parte

4º- Os fiéis, em assembléia, não estão somente em relação com quem preside e com quem exerce algum outro ministério. Eles estão também em relação entre si. Isto recebe uma expressão ritual no gesto da paz, quando cada um estende a mão aos seus vizinhos.

A igreja é antes de tudo a casa do povo de Deus, lugar onde se encontram com os irmãos de fé. Por isso, deve ser normal as pessoas se saudarem, se comunicarem e estabelecerem contatos sucessivos. As relações entre as pessoas têm notável importância na constituição da comunidade. Antes ou depois da celebração, dentro ou fora da igreja, elas devem poder estreitar e cultivar contatos de irmãos e irmãs de fé. A igreja, além de ser espaço para a atividade de culto, é também destinada às várias reuniões da comunidade cristã.

Se a assembléia litúrgica deve ser desejada como agradável encontro com Deus e com os irmãos, além do silêncio, do escutar e do recolhimento para encontrar-se com Deus, deverá fa vorecer também gestos e palavras que suscitam e nutrem a fraternidade.

Na assembleia se exprimam e se favoreçam as relações entre os presentes, em vista de uma vida comunitária.