Igreja Nossa Senhora do Brasil – A Fonte da Santidade

A Fonte da Santidade

Home / Evangelização / A Fonte da Santidade

A Fonte da Santidade

Querida família de Nossa Senhora do Brasil, meus irmãos e irmãs em Cristo nosso Senhor.

Deus revelou a sua santidade no Antigo Testamento, mas somente em Cristo houve a manifestação completa de sua santidade. Quem vê Cristo vê Deus, diz-nos São João. Cristo, porém, não se contentou de ser a completa manifestação do Pai, mas deu-nos os recursos mais eficazes para participarmos de sua santidade. Ele o fez oferecendo-se a si mesmo como modelo, caminho e vida. A escuta e a prática de sua palavra, o batismo, a Eucaristia e toda a vida sacramental, inclusa a oração pessoal, são o modo de comungar com a sua santidade. Com tais meios, nós nos inserimos na circulação da santidade divina. Cristo, através destes meios, comunica-nos os seus dons de santidade, isto é, o Espírito Santo.

Cristo, portanto, é a santidade eterna manifestada e comunicada no tempo. Quanto mais nos tornamos cópias perfeitas de Cristo e nos unimos intimamente a ele, tanto mais somos santos.

É este tipo de santidade que a Igreja hoje celebra, apresentada em um número infinito de variações e graduações. Mas a nota distintiva é sempre Cristo, o Santo de Deus, ou  melhor, o Deus Santo. Esta Luz Divina tem infinitos reflexos. Cada santo reverbera apenas alguns dos seus múltiplos raios.

Oremos: Ó Deus, ao celebrarmos todos os Santos, nós vos adoramos e admiramos, porque só vós sois Santo, e imploramos que a vossa graça nos santifique na plenitude do vosso amor.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.