Igreja Nossa Senhora do Brasil – Noite Feliz

Noite Feliz

Querida família de Nossa Senhora do Brasil, irmãos e irmãs em Cristo Salvador.

A canção de Natal, Noite Feliz, é a música natalina mais cantada em todo mundo. Ela foi composta na Áustria, em 1818. Conta-se que, numa pequena igreja da aldeia de Arnsforf, havia um órgão e os ratos entraram nele e roeram quase todos os foles. Isso foi poucos dias antes do Natal.

Muito preocupado, e com medo de passar a noite de Natal sem música, o padre Joseph Mohr resolveu procurar nos arredores de sua cidadezinha um outro órgão. Numa noite em que fazia a sua busca, o padre, impressionado pelo céu límpido e estrelado, fez um poema ao Menino Jesus, que ele imaginou ter sido numa noite parecida com aquela.

Dias depois, foi visitar o compositor Franz Gruber, e o padre Mohr ganhou dele, de presente, a partitura de uma música para tocar em sua igreja. Juntando a essa melodia os versos que fez para o Menino Jesus, o padre criou a canção Noite Feliz, cantada em sua igreja, pela primeira vez, na missa de Natal daquele ano.

“Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira”. E abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.