Igreja Nossa Senhora do Brasil – Nossa Senhora do Rosário

Home / Evangelização / Nossa Senhora do Rosário

Nossa Senhora do Rosário

Querida Família de Nossa Senhora do Brasil,

Entrando o Anjo onde Maria estava, disse-lhe: “Salve, cheia de graça, o Senhor é contigo”.

Na Idade Média, saudava-se a Virgem Maria com o título de rosa (Rosa Mística), símbolo de alegria. Adornavam-se as suas imagens, como agora, com uma rosa ou ramos de rosa, em latim rosarium, como expressão dos louvores que brotavam dos corações cheios de amor. E os que não podiam recitar os cento e cinquenta salmos da liturgia das horas substituíam-no por outras tantas Ave-Marias, servindo-se para contá-las de uns grãos enfiados por dezenas ou de nós feitos numa corda. Ao mesmo tempo, meditava-se a vida da Virgem e do Senhor Jesus.

Neste mês do outubro, que a Igreja dedica a honrar a nossa Mãe do Céu especialmente através do rosário, devemos verificar com que amor o rezamos, como contemplamos cada um dos seus mistérios. Perante as dificuldades que experimentamos, perante a ajuda tão grande de que precisamos, para levarmos adiante a família e aproximá-la mais de Deus, nas batalhas da vida interior, não podemos esquecer que “como em outros tempos, o Rosário há de ser hoje arma poderosa para vencermos na luta interior e para ajudarmos todas as almas”.

Que a bênção de Deus, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre nós e permaneça para sempre. Amém.