Igreja Nossa Senhora do Brasil – Participação e colaboração dos fiéis na Liturgia – 1ª parte

Participação e colaboração dos fiéis na Liturgia – 1ª parte

Home / Evangelização / Participação e colaboração dos fiéis na Liturgia – 1ª parte

Participação e colaboração dos fiéis na Liturgia – 1ª parte

1º- Há mais de 40 anos, em nossas assembleias dominicais, ressoa a língua do povo e as pessoas são convidadas a participar. Porém, em muitas destas ocasiões, parece que as palavras ditas na celebração não são compreendidas pelos presentes. A participação se reduz a respostas estereotipadas, sem adesão sincera e envolvimento vital. Há ainda muito a ser feito para conduzir os fiéis, presentes nas celebrações dominicais e festivas, “àquela plena, cônscia e ativa participação das celebrações litúrgicas, que a própria natureza da Liturgia exige e à qual, por força do batismo, o povo cristão, geração escolhida, sacerdócio régio, gente santa, povo de conquista, tem direito e obrigação” (SC 14).

Grande parte dos fiéis não conhece ainda tal direito e dever. Com frequência faltam oportunas iniciativas que deem mais vida a assembleia, tornando as celebrações mais participadas e frutuosas.

Estamos convencidos, pela fé no Senhor Jesus e pela experiência da Igreja, que justamente na assembleia celebrante atua o Espírito Santo. A participação externa, sempre que favorecida oportuna e devidamente, dispõe as pessoas a acolher a presença sacramental de Jesus, manifesta através da linguagem ritual.

A participação da assembleia celebrante favorece a abertura dos presentes à ação do Espírito Santo.