Igreja Nossa Senhora do Brasil – Zaqueu

Zaqueu

Querida Família de Nossa Senhora do Brasil.

A Igreja contempla neste domingo o Evangelho de Zaqueu, o rico chefe dos publicanos. Ele desejou ver a Jesus, que se propôs visitá-lo. E naquele dia entrou a salvação em sua casa (Lc 19,1-10).

Jesus visitou a Zaqueu em resposta ao seu desejo de vê-lo. Para isso, Zaqueu faz um grande esforço: sobe numa árvore. Jesus chega ao lugar, levanta os olhos e diz: “Zaqueu, desce depressa, pois hoje devo ficar em tua casa”. Ele desce imediatamente e recebe-o com alegria.

Grandes são as consequências desta visita do Senhor. Zaqueu confessa o seu pecado e dispõe-se a dar a metade dos bens aos pobres e restituir o quádruplo a quem defraudara.

Jesus lhe garante que está no caminho certo. A conversão a Deus pede uma conversão ao próximo. Através de sua visita e do seu diálogo com Zaqueu, Jesus inicia uma verdadeira revolução social. A partilha dos bens faz parte do seguimento de Cristo. Quem é abençoado pela visita de Deus em Cristo Jesus, uma vez abençoado, transformar-se-á em benfeitor. A exemplo do próprio Deus, que comunica vida a todas as coisas, a pessoa humana agraciada é chamada a partilhar com seus irmãos e irmãs.

Abençoe-nos Deus, que é Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.