Igreja Nossa Senhora do Brasil – A ASSEMBLEIA LITÚRGICA, LUGAR ECLESIAL DA RELAÇÃO ENTRE OS FIÉIS E DOS SERVIÇOS RECÍPROCOS – 1ª PARTE

Home / Evangelização / A ASSEMBLEIA LITÚRGICA, LUGAR ECLESIAL DA RELAÇÃO ENTRE OS FIÉIS E DOS SERVIÇOS RECÍPROCOS – 1ª PARTE

1º- A liturgia favorece a descoberta da pluralidade na unidade da Igreja, do serviço recíproco que nela se desenvolve e da necessária participação de todos. Estas realidades humanas – pluralidade, serviço recíproco, participação – são as bases de toda autêntica celebração cristã. Elas devem estar presentes na programação e no desenvolvimento das liturgias.

Cada comunidade é por sua natureza diversificada, plural, dado que, em geral, é formada por fiéis de diferentes idades, condição social, atividade profissional e outros. Ela é uma representação do multiforme povo de Deus. O que dá unidade a este conjunto tão variado é a fé em Jesus Cristo, único Senhor e Salvador, e o reconhecimento de que Ele está presente e agindo através dos ministros.

É o Senhor Jesus que está a serviço dos seus fiéis, através dos vários ministérios existentes na assembleia, a ponto de dizer: “o maior entre vós seja como o mais novo, e o que manda, como quem está servindo” (Lc 22,26). É pela ajuda e serviço dos ministros que a assembleia participa ativamente no que lhe é proposto e, deste modo, entra em relação com o Senhor e responde às suas interrogações.

A assembleia, em si complexa, encontra unidade de participação ao corresponder às propostas dos ministros do Senhor.