Igreja Nossa Senhora do Brasil – 10º Encontro – Creio na ressurreição da carne

10º Encontro – Creio na ressurreição da carne

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 10º Encontro – Creio na ressurreição da carne

10º Encontro – Creio na ressurreição da carne

A característica fundamental do cristão é a fé firme e inabalável na ressurreição. Essa afirmação de nossa fé se assenta sobre dois pilares:

1. Todo o cristianismo nasceu a partir da certeza de que Cristo ressuscitou; Ele está vivo.
  2. Ora, se Cristo ressuscitou e venceu a morte, nós também vamos ressuscitar e viver para sempre. Fomos criados por Deus para a imortalidade.

• Esse assunto foi revelado aos poucos

No Antigo Testamento, temos poucas referências à ressurreição. Os mártires Macabeus, que preferiram morrer a ofender Deus, manifestam clara convicção.

Os fariseus e muitos contemporâneos de Jesus já esperavam a ressurreição.  A fé na ressurreição baseia-se na fé em Deus, “que não é um Deus dos mortos, mas dos vivos”. Jesus a ensina com firmeza e a liga a sua própria pessoa: “Eu sou a ressurreição e a vida”.

Finalmente, pode-se afirmar que toda a esperança cristã na ressurreição está marcada pelos encontros com o Cristo ressuscitado.

• Perguntas sobre a ressurreição

Nós precisamos estar preparados para discutir este ponto com outras pessoas e justificar nossa fé na ressurreição. Por isso, é importante responder a algumas perguntas:

• O que é ressuscitar? – ressuscitar é voltar à vida com o nosso corpo corruptível transformado e glorificado, à semelhança do que aconteceu com Cristo. O que significa que não precisaremos mais ocupar um lugar no espaço, não envelheceremos e não morremos mais.
  • Quem ressuscitará? – todos os homens que morreram vão ressuscitar.
  • De que maneira? – todos ressuscitarão com seu próprio corpo, que têm agora, porém transfigurado num corpo espiritual.
  • Quando isso vai acontecer? – definitivamente no “último dia” ou no “fim do mundo”, que está associado à parusia de Cristo.

Além disso, é verdade que, de certo modo, nós já ressuscitamos com Cristo, pois, graças ao Espírito Santo, a vida cristã é, já agora na terra, uma participação na morte e na ressurreição do Senhor.

Esta é a grande obra do batismo. Tornamo-nos unidos a Cristo, participantes da vida celeste de Cristo ressuscitado. Somos membros do Corpo de Cristo ressuscitado.

Para responder em grupo:

1. O que temos no Antigo Testamento sobre a ressurreição dos mortos?
  2. Quais são os principais ensinamentos de Jesus sobre a verdade da ressurreição dos mortos?
  3. Quando e como nós vamos ressuscitar?
  4. O que se entende pela palavra ressuscitar?
  5. Com que corpo vamos ressuscitar?